sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LA STRADA

Mapa das principais estradas romanas, entre elas a Via Emília, entre as cidades de Ariminum (Rimini) e Piacenza. Fonte: Wikipédia.

Conhecida pelos romanos, que vieram depois dos etruscos, dos celtas e dos sabinos, como “regio VIII” (8ª. Região), assim batizada pelo imperador Augusto quando ele dividiu a Itália antiga entre regiões, pela falta de um nome unitário que pudesse juntar o mar Adriático, os montes Apeninos e o vale do rio Pó, a futura região Emília-Romanha nasceu múltipla, nasceu dividida, nasceu partida já no nome.

Em 268 a.C., os romanos construíram a primeira colônia do Norte, Ariminum (atual Rimini). Logo a seguir surgiram Bononia (atual Bolonha), Mutina (atual Modena) e Parma. Mais tarde, Vignola. O cônsul Marco Emílio Lepido, partindo da via Flaminia, que ligava Roma a Rimini, abre a estrada de Rimini a Piacenza, a via Emilia, em modesta homenagem a seu nome de família. Já o nome Romanha indica o nome do Império Bizantino ou Império Romano do Oriente na época, Romania, que tinha na cidade de Ravena a capital da parte italiana deste Império. Um parêntese sobre o modo como o inconsciente reescreve a história. Ao ler “Romania”, li “Romênia”, e acreditei durante um bom tempo que a Emília-Romanha estava ligada aos romenos, uma forma linda de resolver o problema dos ciganos, os “rom”, que vivem hoje perseguidos também por muitos emilianos e romanheses. Ora, estava tudo indo bem até me deparar com o fato estraga-prazeres de que “Romania” não tem nada a ver com “Romênia”, mas sim com o nome do Império Romano do Oriente. Nada a ver? Romênia foi assim nomeada em homenagem a...Roma, pois ela era também uma província do Império Romano. Querendo sair de Roma, Roma não quer sair de mim.

Terra do mar, terra das montanhas, terra dos rios – a terra-mar, a terra-rio, a terra-montanha dos Ferrari. A Emília-Romanha é nosso berço, o quinhão italiano de nossas raízes, a parte que nos cabe desses primeiros ferreiros, primeiros Ferraris que ali transmitiram o fogo da vida – a chama, de chamado, a chama, de nomeação, a chama do entusiasmo, a chama da inspiração, a chama da respiração, a chama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário