segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FABER FERRARIUS


Fonte: Bible Study Tools, consultado em 2 de novembro de 2010.
 
De onde vem o nome Ferrari? Uma tradução do hebraico para o latim feita no final do século IV e início do século V, por São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso I, que resultou na Bíblia Vulgata, ou seja, traduzida para o povo, dá uma primeira pista para essa resposta. Na tradução para o latim, no livro de Isaías, capítulo 44 e versículo 12, assim aparece o nome Ferrari:

“faber ferrarius lima operatus est in prunis et in malleis formavit illud et operatus est in brachio fortitudinis suae esuriet et deficiet no bibet aquam et lassescet”

Em português, o faber ferrarius, ou seja, o artesão ferreiro, que lima operatus, do limão faz limonada, est in prunis et in malleis formavit, lindo isso, ele faz o machado e trabalha nas brasas, no calor, dá forma ao informe, afia e desafia, formavit illud et operatus, ilude a natureza a marteladas, opera, bate e rebate sobre a matéria, mas, ai, ai, ai, suae esuriet et deficiet, sua, faminto, cansa quando non bibet aquam et lassescet, quando não bebe daquela água, desfalece. Ferra-se.

Ora, analisando-se este faber ferrarius se descobre que existe aí dois elementos latinos diferentes, o vocábulo “ferrum”, ferro, e o sufixo “-arius”, formando “ferrarius”, indicativo da profissão de ferreiro. Daí o fato do ferreiro ser um artesão, ele fabricar ferramentas, fazer machados, trabalhar nas brasas, no calor, e dar forma ao informe, o que caracteriza um artista. A profissão de ferreiro se difundiu por toda a Itália, por isso o nome de família Ferrari existir em todas as regiões da Itália.

Há muitos exemplos de ferreiros em nossa família, desde o sapateiro Valente, pai de Mario, passando pelo próprio Mario quando, por exemplo, dedicou parte de sua vida em dar forma ao informe, da farinha de trigo fazer macarrão, mas um dos exemplos mais interessantes veio do filho de Mario que recebeu o nome do pai: Mario Augusto, um dos irmãos de meu pai. Mario Augusto foi estudar Direito e se tornou juiz em Porto Alegre. Mas por que associá-lo ao faber ferrarius, ao ferreiro? Devido a um dos símbolos que representam a justiça, o martelo. Martelo? Faber ferrarius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário